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Writer's pictureNicole Nakagawa

Básico, Intermediário ou Avançado. Quem é você na fila do CEFR?

Updated: Jan 12, 2022



Brincadeiras à parte, o nivelamento das competências comunicativas que usamos em nossos projetos segue um padrão aceito internacionalmente por diversas instituições, governamentais e privadas. Vamos conhecer?

O que é o CEFR?

CEFR é uma abreviação para Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment. Em tradução livre, trata-se de um quadro de referência para aprendizado, ensino e avaliação de idiomas. Ele foi desenvolvido e publicado pelo Conselho da Europa em 2001 e organiza as habilidades linguísticas - ler, escrever, ouvir e falar - em diferentes níveis de proficiência:

Níveis de proficiência retirados de Using the CEFR: Principles of Good Practice disponível em: https://www.cambridgeenglish.org/images/126011-using-cefr-principles-of-good-practice.pdf

Como funciona?

O CEFR fornece um ‘Esquema Descritivo’ (2001a: 21) de definições, categorias e exemplos que os profissionais de idiomas podem usar para melhor compreender e comunicar suas metas e objetivos. Tais definições, chamadas de descrições ilustrativas, são apresentadas nessa régua como um conjunto de tarefas que um aprendiz pode executar desde o nível mais básico (A1) até o proficiente (C2). Esses níveis podem ser usados tanto para melhor compreender o grau de desenvolvimento de competências linguísticas entre aprendizes de línguas europeias, como forma de medir o progresso do aprendizado.



Abordagem orientada a ação

O uso e o aprendizado de uma língua se consolidam à medida que você realiza ações em contextos variados e relevantes que levam ao desenvolvimento tanto de uma gama de competências gerais, como competências comunicativas de linguagem.


O exercício dessas competências em diferentes contextos e condições ativa nossos processos de linguagem promovendo a produção e/ou interpretação de textos relacionados a temas em domínios específicos. Sendo exposto e incentivado a produzir uma determinada estrutura gramatical suficientes vezes propicia a generalização desse aprendizado a outras situações. Colocado de forma simples, quando você aprende a pedir água, pode também pedir um sundae de chocolate. Yum :)


Vale lembrar que o monitoramento dessas ações pelo aprendiz leva ao reforço ou refinamento de suas competências.


Competências comunicativas de linguagem são ações observáveis de fala, escuta, escrita e leitura, tanto no dia a dia quanto em sala de aula. Na CORE, a observação destas atividades permite que os professores forneçam feedback contínuo e propositivo aos seus alunos, que por sua vez se apropriam de ferramentas que contribuem no seu processo de learning to learn.



Os níveis de referência

A Abordagem Comunicativa

O CEFR convida seus leitores a serem explícitos sobre suas próprias crenças no processo de aprendizagem; quais abordagens de ensino eles favorecem; o que eles consideram as funções e responsabilidades relativas de professores e alunos, e assim por diante.


Entretanto, existem alguns princípios para ensino e aprendizado que amparam a sua abordagem. O texto do CEFR enfatiza as ‘necessidades comunicativas’ dos alunos, incluindo como lidar com os negócios da vida cotidiana, trocar informações, ideias e obter uma compreensão intercultural mais ampla e profunda. Isso deve ser alcançado ‘baseando o ensino e a aprendizagem de línguas nas necessidades, motivações, características e recursos dos alunos.’ (2001a: 3)


Neste modelo, existem duas noções principais: tarefas e interação. O uso da linguagem é visto através do seu propósito, envolvendo a comunicação de significados que são importantes para os alunos, a fim de atingir seus objetivos. O principal motivo para essa abordagem é o entendimento de que a aprendizagem será mais eficaz onde a linguagem é usada com propósito.


Horas guiadas de estudo

‘Horas de aprendizagem guiadas’ significam tempo nas aulas e nas tarefas de homework. Nota-se que, à medida que os alunos progridem na escala, leva-se mais tempo para avançar de um nível a outro. Obviamente, esse tempo varia de acordo com muitos fatores, tais como:

  1. seu histórico de aprendizagem de línguas

  2. dedicação (a consistência e intensidade do seu estudo)

  3. exposição fora do horário de aula

O Cambridge English Language Assessment estima que os alunos normalmente levam as seguintes horas de aprendizado guiado para progredir entre os níveis.



Quais os seus objetivos?

Aprender um novo idioma está ligado a objetivos que variam de uma realização pessoal, profissional, até mesmo planos para morar em outro país.


Ao iniciar sua jornada na CORE, desenhamos um projeto que busca entender seus principais objetivos e interesses, um pouco da sua história e das habilidades que desenvolveu até chegar aqui. Esse projeto é executado junto aos professores de nossa comunidade que tem como principal objetivo o seu sucesso com um novo idioma. Quem saber mais?


Clique aqui e agende uma aula demonstrativa!


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