Aprender algo novo é um desafio que move as pessoas diariamente. Quando se trata de aprender um novo idioma, é muito comum nos depararmos com algumas situações que, se não tiverem sido previstas, podem nos desmotivar a ponto de resultarem no abandono de projetos que sabemos que são importantes.
Quem nunca abriu mão de um esporte porque o corpitcho doeu demais depois do primeiro dia de treino? Ou de uma dieta depois de se pesar e ver que sete dias à base de alface e adoçante resultaram em apenas trezentos gramas a menos? Isso acontece também com a busca pelo tão sonhado inglês, parte obrigatória de muitos processos seletivos e que por diversas vezes não sai do nível básico no currículo enviado para aquele emprego dos sonhos.
Que tal, então, pensar em algumas estratégias para potencializar sua aprendizagem de língua inglesa? A seguir:
1 - Conheça como você aprende melhor
Há diversos estudos sobre diferentes inteligências, conforme apontado por Howard Gardner, Professor de Psicologia Cognitiva e Educacional da Universidade de Harvard, que estão relacionados a habilidades como absorver ideias, memorizar conteúdos e colocar em prática o que foi aprendido. Pense no seu perfil ao longo da vida escolar: você era aquela pessoa que gostava de anotar tudo o que seu professor falava? Ou não precisava anotar, mas se lembrava do momento da explicação enquanto realizava a prova? Pode ser que você se lembrasse melhor daquilo que tinha que sair do modo “afundado na cadeira” para praticar, ou quem sabe era um mix de tudo isso. Ao descobrir como aprendemos, conseguimos vislumbrar o que pode nos ajudar nesta grande aventura.
2 - Saiba qual horário te favorece
Are you an early bird or a night owl? Você funciona melhor pela manhã, no início do dia, ou consegue se concentrar e render mais à tarde e à noite? Eleger o único horário disponível na semana para seus estudos mesmo sendo aquele que você não se sente mais produtivo pode acarretar um pequeno ranço da atividade – que na verdade está mais relacionado ao momento do dia que não te convém do que exatamente à sua aprendizagem. “Mas tenho uma vida corrida e este é o único horário que tenho, o que eu faço?” Neste caso, quais são as atitudes que podem amenizar seu cansaço e baixa produtividade? Será que adotar hábitos de higiene do sono, meditar, ou até mesmo acordar com uma trilha sonora mais animada naquele dia não podem te ajudar a ajustar seu mindset para a atividade a seguir? Pense nisso!
3 - Cansou? Faça um break estratégico
Atividades monótonas e que exigem mais concentração podem se tornar impossíveis se você decidir dedicar duas horas seguidas a elas – normalmente, após 10 minutos seu corpo já te leva para a geladeira na esperança de que conferir o que tem lá te traga inspiração. Uma boa estratégia é dividir os estudos em pequenas doses diárias: e se essas duas horas na semana para estudar inglês, realizar leituras ou ouvir podcasts se organizarem em 20 ou 30 minutos diários, em dias alternados? Dessa forma, você conseguirá ter contato com o idioma mais vezes na semana enquanto seu período de atenção ainda não foi quebrado – menos (horas seguidas) é mais (atenção e concentração), nesse caso.
4 - Pequenos desafios
E se aquelas palavras ou expressões que você aprendeu estiverem em locais estratégicos de modo que você se desafie a usá-las? Post-its ou alarmes no celular podem te ajudar a lembrar do que foi aprendido e, desse modo, buscar oportunidades de usar a língua, pois não adianta completar a frase “Bob has been to Japan” para treinar uma estrutura gramatical se você não conhece o Bob, nem sabia que ele ia viajar, não é verdade? Trazer o que você aprendeu para sua realidade aumenta as chances de se lembrar daquela expressão porque ao usá-la, você a associou à sua rotina.
5 - Objetivos alcançáveis
“Tenho que falar inglês fluentemente pra ontem” – tá, mas com um mês de aula você já vai conseguir esta façanha? Normalmente conseguimos expressar ideias às quais fomos expostos e tivemos a oportunidade de praticar algumas vezes. Pode ser que ao final de um mês você já consiga utilizar expressões e vocabulário referentes a um cenário da sua realidade – uma entrevista de emprego, por exemplo. Entretanto, se você nunca teve nenhuma exposição à discussão sobre o aquecimento global em inglês, as chances de você possuir um repertório que será a base da sua escolha lexical para expressar sua opinião sobre esse assunto é muito baixa.
Conclusão
Aprender um novo idioma é um processo intenso e que demanda tempo, concentração e dedicação. Logo, suas expectativas têm que estar alinhadas ao que você vai conseguir produzir. Ter um professor ciente de suas metas e que elabore um projeto com você a fim de viabilizar este sonho é algo muito importante, pois é com o auxílio deste profissional que você conseguirá celebrar pequenas e progressivas conquistas, no seu ritmo e da maneira como você sabe que é mais eficiente para sua jornada como aprendiz de língua inglesa.
Precisa de um professor que seja esse parceiro no seu sonho? Clique aqui e agende a sua sessão demonstrativa.
Comments